sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Primeiro post - brincadeira que inspirou o blog

Decidi que não vou fazer rascunhos, nem tentar organizar o blog por assunto ou ordem cronológica. Vou começar a publicar conforme as coisas forem acontecendo, ou eu for me lembrando delas. Esta sou eu, e meus filhos vão entender quando virem o blog no futuro (será que vai ter blog no futuro? Sei lá!)

Queria começar escrevendo um pouco sobre uma brincadeira que fiz com a minha filha hoje e inspirou o blog. Ela está com 1 ano e 9 meses, se aproximando dos "terrible two", mas já com características bem marcadas, querendo fazer birra de vez em quando.

Eu canto muito para os meus filhos. Desde sempre, desde a barriga!. Sempre evitei as músicas que na minha opinião são agressivas (boi da cara preta, a cuca vem pegar, etc.), que, embora façam parte da cultura popular brasileira, acho que podem deixar algum tipo de sequela na criança. Bobagens maternas minhas, cada um canta o que quer, o que gosta, o que sabe. Eu até canto essas músicas, mudando a letra.

Enfim, todo o parágrafo anterior para contar a brincadeira de hoje. No meio de uma pseudo-birra, lembrei de uma música que ela adora, e que faz com que ela se concentre imediatamente na canção e na brincadeira. Tem coreografia também, vou tentar descrever, enquanto não faço um vídeo...

É assim:
Pombinha, voou voou (neste momento, batemos as "asas")
Caiu no laço, se embaraçou (aqui, fazemos uma "pirueta" com as mãos)
Ai, me dá um abraço, que eu desembaraço (nessa hora, a gente se abraça)
A linda pombinha, que caiu no laço! (e ficamos abraçadas até terminar a "musiquinha")

Eu sinceramente não sei quantas vezes repetimos a canção, e obviamente o gestual. Mas é uma brincadeira do tipo "tiro e queda", que consegue entreter toda criança, e o melhor, dá para brincar com duas, três, seis, muitas crianças ao mesmo tempo, dando um super abraço coletivo. Todas se envolvem e querem abraçar. Os maiores, que já sabem cantar, ajudam na melodia. É muito gostoso e um jeito simples de desviar o foco da manha / birra para uma atividade em conjunto! Assim a gente mantém a paciência em alta, e todos ganham com isso! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário