sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Chuva? Bolinho!

Uma atividade bem gostosa de fazer junto com os filhos quando eles já tem alguma compreensão da vida (por exemplo, já conseguem prestar atenção no que você fala, entendem grande parte e se interessam), é a culinária. Me envolvendo nas atividades de culinária da escola do meu filho mais velho, vi que dá para fazer coisas muito simples, que eles já ficam super entretidos, e o melhor, dispostos a provar o que fizeram.

Nós costumamos colocar touquinha descartável e um aventalzinho que comprei para eles, para "entrar no clima". Eles adoram!

Uma coisa muito prática para lanche é vitamina de banana com aveia. SEMPRE COM SUPERVISÃO, eu deixo colocar a banana no liquidificador, seguram o leite junto comigo, e a colher com aveia. Às vezes colocamos mel, e também supervisiono mas deixo cada um colocar um pouco. Depois eu tampo e coloco o liquidificador na tomada, e peço para apertarem o botão para ligar.

Copos de plástico com canudo a postos, servimos as vitaminas. Eles costumam beber tudo, mas às vezes é só a farra mesmo.

Também faço bolinho de chuva em dias... de chuva. rs. Minha mãe costumava fazer a massa e eu acabei incorporando como um hábito de família. Eles me ajudam a medir, peneirar e misturar os ingredientes, quebramos os ovos juntos, e vou ensinando dicas que aprendi com minha mãe quando preparávamos os nossos bolinhos. Uma que eu não esqueço jamais é: quebre os ovos em outra tigela, pois se estiver estragado, você não perde os outros ingredientes! Coisas de quem usava ovo caipira do sítio.

Na hora de fritar, coloco a caçula em um canto ("delimitado"pelo tapete de EVA, sempre longe do fogão) com os potes plásticos e suas respectivas tampas; giz de cera e papel para o mais velho. Frito tudo o mais rápido que consigo (sempre usando a boca de trás do fogão com cabos de panela virados para dentro e sem nada pendurado na alça do forno), coloco para escorrer em papel toalha e dou morninho para eles.

Eu sinceramente não gosto das frituras. Ou eu não sei fazer, ou realmente elas deixam a casa toda com cheiro de óleo. O fato é que temos poucos finais de semana de chuva, além do que, eu costumo usar óleo de canola ou de milho para fritar. É mais caro, mas como uso poucas vezes, invisto. E ainda não encontrei uma receita convincente de bolinho de chuva assado. Vou ficando com meus raros - e deliciosos - bolinhos fritos, iguais aos da mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário